Inscrições prorrogadas até 27 de Novembro de 2020

FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

BREVE CONSIDERAÇÕES DE SUA TRAJETÓRIA

Durante o II Congresso Brasileiro de Inclusão do Ensino Superior realizado em 2017 na UFRN, ocorreu a primeira reunião com vistas a estruturar o Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior. Na ocasião, foi retirada uma comissão com representantes das IFES para organizar uma proposta de minuta inicial do regimento do fórum. Salienta-se que o II Congresso Brasileiro de Inclusão do Ensino Superior contou com mais de 400 participantes (dentre gestores, discentes, docentes, técnicos e profissionais de diversas áreas), os quais representaram 50 universidades federais (cerca de 80% do total das instituições federais do Brasil), quatro universidades estaduais e 17 institutos federais. Ao final do evento foi produzido e aprovado por unanimidade um documento intitulado “Carta de Natal”. Dentre os aspectos abordados na carta está a importância de se estabelecer a criação, normatização e fortalecimento de núcleos de acessibilidade de setores ou de unidades institucionais que se dediquem à efetivação de políticas de inclusão e acessibilidade na educação superior.

Após a elaboração da proposta da minuta inicial do Regimento do Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior, organizada pelo grupo de trabalho instituído no II Congresso Brasileiro de Inclusão do Ensino Superior, foi encaminhado um e-mail às coordenações dos Núcleos de Acessibilidade contendo o documento da minuta inicial, assim como um formulário para obtenção de consulta pública acerca das opiniões e sugestões com relação ao documento.

A continuidade dos trabalhos foi representada pela constituição do II Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das IPESPTec o qual ocorreu em 2018 no âmbito do VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenado pela Profa. Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar). O Fórum foi organizado pelo Prof. Leonardo S. A. Cabral (UFSCar) e Prof. Francisco Ricardo Lins V. de Melo (UFRN), em parceria com as Profas. Vanessa Santana Dalla Déa (UFG), Laura Ceretta Moreira (UFPR), Lucélia C. C. Rabelo (UNIFESSPA). As Profas. Laura e Lucélia, juntamente com a Profa. Monica Pereira dos Santos (UFRJ), conduziram os trabalhos representados por três reuniões que contaram com a participação de pesquisadores/as, professoras/es, técnicas/os e estudantes, totalizando 8 horas de discussão e sistematização acerca das diretrizes centrais do regimento do Fórum, com a representação dos diversos Núcleos de acessibilidade do Ensino Superior. O número de participações integrais nas reuniões totalizou 50, além de ter-se contado com um público flutuante de mais 120 inscritos que participaram parcialmente, tanto das discussões, como dos encaminhamentos.

Observa-se que a necessidade de adensar as discussões acerca da identidade do Fórum, por meio da representatividade de suas coordenações, assim como de instituir um plano de gestão, a partir da realização da eleição da 1ª Diretoria do Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas de Educação Superior, passa a ser o grande desafio do Fórum.

Realização

Apoio

Rodapé

III CONGRESSO NACIONAL DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

III FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Contato

Email: 3eventosintegrados2020@gmail.com

Telefone para contato: (84) 9480 6834

Skip to content