Inscrições prorrogadas até 27 de Novembro de 2020

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III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica

O Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica surgiu a partir da necessidade levantada pelos coordenadores de Núcleos de Acessibilidade de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, como espaço de diálogo, socialização de estudos e trocas de experiências de práticas inclusivas voltadas para o público alvo da educação especial no contexto das IES brasileiras

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Desde então, foram realizadas duas edições, uma em 2014 e a outra em 2017, ambas presencias, realizadas na cidade do Natal/RN e promovidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Na primeira edição do evento em 2014, teve como tema “Conjugando Igualdade e Diferença como Condição para Assegurar o Direito ao Direito” e contou com a parceria do Ministério da Educação através da então Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). O evento foi direcionado apenas aos coordenadores dos Núcleos de Acessibilidade e dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e alguns convidados e contou com um total de 222 participantes.

A programação contou com representantes do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, de Fundações/Organizações e com palestrantes de Instituições de Ensino Superior.

Os desdobramentos deste evento por parte dos participantes resultaram nas seguintes sugestões:

A necessidade da criação de um Fórum Nacional de Coordenadores dos Núcleos de Acessibilidade;

A criação de um site “rede colaborativa incluir”, visando oportunizar um espaço de diálogo e apoio entre os coordenadores de núcleos de acessibilidade das IFES e suas equipes de trabalho;

A manutenção da periodicidade do congresso de dois em dois anos, e

A publicação da “Pesquisa Nacional sobre os Núcleos de Acessibilidade no Brasil”, apresentada no evento. Posteriormente, divulgada por meio dos seguintes artigos e capítulo:

A edição de 2017, aberta a sociedade, contou com uma organização interinstitucional com apoio das Universidades Federais do Paraná (UFPR), da Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de São Carlos (UFSCar), de Goiás (UFG) e do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e teve como objetivos debater o panorama atual e as tendências da política de educação inclusiva no Ensino Superior, assim como discutir os avanços e desafios dos núcleos de acessibilidade no âmbito das Instituições Públicas de Educação Superior/IPES.

A partir da segunda edição do evento, que teve como tema principal “Educação Inclusiva e as políticas de acesso e permanência no Ensino Superior” o evento passou a ser divulgado em uma página da web, oferecendo recursos de acessibilidade e sua programação de atividades contemplou Conferências, Mesas Redondas, Palestras, Rodas de Conversas, Sessões de comunicação oral e de Pôsteres, uma Reunião Técnica de Bibliotecários, Submissão de trabalhos para Anais, um Encontro – I Encontro de Pesquisadores de Educação Especial da Região Nordeste e um Fórum – I Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade, além de lançamentos de livros e uma programação cultural para acolhimento dos participantes. Como resultados do evento, destacamos:

Em 2020, considerando o atual contexto mundial em que a sociedade passa surgem novos desafios e tensionamentos para o enfrentamento da pandemia advinda pelo Covid 19, onde o distanciamento social é uma das medidas de proteção para evitar o contágio entre as pessoas, e, as redes digitais ganham relevância nos meios de comunicação para manter a interação entre as pessoas e a realização das atividades possíveis diante do cenário que se apresenta. Essa realidade no âmbito educacional põe em evidência a exclusão de uma parcela da população, dentre as quais pessoas com deficiência, que por diferentes motivos (ausência de equipamentos como computadores, notebooks, falta de acesso à internet, local de moradia, falta de recursos financeiros, desconhecimento de como lidar com o uso da tecnologia informacional, falta de acessibilidade, entre outras) não conseguem participar efetivamente da educação online. Diante deste contexto, o III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica traz para sua 3ª edição, o tema “Questões emergentes no contexto da Pandemia Covid 19”, buscando promover um espaço coletivo de debate e de visibilidade sobre questões que precisam ser levadas em consideração em relação às pessoas com deficiência, altas habilidades e outras necessidades específicas para garantir o direito a uma Educação Superior de qualidade em tempos de pandemia.

Antecedendo à realização do congresso supracitado, será realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, o III Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas da Educação Superior e Profissional Tecnológica (IPESPTEC), visando retomarmos as atividades do Fórum e demais encaminhamentos para seu funcionamento.

Não deixe de participar. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Paraná, convida todos os segmentos da comunidade universitária e sociedade em geral, a participarem desse evento contribuindo com o debate e propostas para superação dos desafios postos nesse momento critico da pandemia de Covid-19 no âmbito da Educação Superior brasileira.

Esperamos por você. Até breve em nosso evento

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III CONGRESSO NACIONAL DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

III FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Contato

Email: 3eventosintegrados2020@gmail.com

Telefone para contato: (84) 9480 6834

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